By AdrianaTS February 9, 2021 In Portuguese

A internet é um enorme jornal de classificados

No livro Scientific Adverting uma das Bíblias de Propaganda e Marketing escrita no começo do século 20, o autor faz um statement que me chamou a atenção:

Advertising is salesmanship. Its principles are the principles of salesmanship.

Propaganda  é arte de vender. Seus princípios são os princípios da arte de vender.

O que me levou a pensar. À internet pode ser comparada a um enorme jornal de notícias e classificados não é mesmo?

Cada website de empresas na internet estão ali com um propósito único: fazer propaganda de produtos e serviços para um certo grupo de pessoas interessadas.

É como que cada website fosse um anúncio de classificados nesse grande jornal infinito.

Uns maiores, mais visíveis. Outros bem pequenos enterrados no finalzinho da página onde poucos leem.

Se pensarmos dessa forma temos portanto que considerar um website uma peça de publicidade. Como uma propaganda de um classificados.

E por sua vez,  “O único objetivo da publicidade é fazer vendas. (Um anúncio) é lucrativo ou não lucrativo de acordo com suas vendas reais.”

Concorda até aqui?

Fazendo esse paralelo chegamos a seguinte conclusão : o propósito do website de uma empresa ou um e-commerce não é “ para manter seu nome diante do povo.” Nem tampouco pra servir de suporte aos outros vendedores na empresa.

Trate o website da sua empresa como um vendedor. Force-o a se justificar. Compare-o com outros vendedores. Calcule seu custo e resultado.

Então suas chances de acertar vão ser maiores e mensuráveis através do resultado de vendas que o website traz.

A diferença é apenas de grau. O website da sua empresa  é uma habilidade de vendas multiplicada. Pode atrair milhares de pessoas enquanto o vendedor físico fala somente com alguém.

Um vendedor medíocre pode afetar uma pequena parte de seu comércio. Um website medíocre afeta todas as suas negociações.

Viu a proporção do prejuízo ?

O website da sua empresa deve ser capaz de se expressar de forma breve, clara e convincente, assim como um vendedor de sucesso: Eles não falam fazendo firulas. Eles são simples e sinceros que conhecem seus clientes e conhecem seus produtos.

Ninguém abre o jornal na parte de classificados só pra ficar lendo anúncios aleatoriamente. Considere os visitantes no seu website como prospectos que estão buscando as informações que precisam para efetuar uma compra.

Finalmente: quando criando um website não tente ser divertido.

Gastar dinheiro é um assunto sério.